quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Casa Passarinho - Passo a Passo

Casinha de Passarinhos


Em um cântico sagrado o salmista diz:
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.  Salmos 84:3

Estes dias minha esposa foi procurada para fazer umas lembranças para um aniversário, e propôs para a dona da festa colocar como enfeite no centro de mesa uma casa de passarinho, com um pássaro de pano encima do telhadinho. A ideia foi bem aceita pela dona da festa e e fiquei encarregado de fazer as casinhas. Assim fui para a oficina meditando neste salmo. Decidi fotografar o processo e fazer um passo a passo de como diz as lembranças.
O primeiro passo é a compra do MDF, então decidi fazer com MDF de 9 mm. Esta é a primeira dica, se proximo da sua oficina tiver alguma industria de moveis procure saber se eles vendem capas de MDF. A capa é uma folha de MDF que vem sobre o Palete e normalmente tem algum defeito, mas custa fração do preço de uma prancha nova.
Comprei 3 pranchas de MDF, (mas só usei uma) no valor de 15,00 Reais cada prancha.
Como eu não tenho esquadrejadeira, o caminho é cortar o MDF com a serra circular.
Uso uma guia para isso, como queria uma prancha de 20 cm, marco com o metro 33,5 cm pois a base da Circular tem 13 cm.






Tendo cortado as pranchas com 20 cm de largura, terei a medida de 1,80x20,, necessito cortar agora para ir fazendo cada uma das partes da casinha. Então vou para a serra de esquadria para cortar os quadradinhos para fazer a frente e o fundo da casinha. Cortei elas com 18 cm ficando então 20 x 18 cm




Tendo os quadrados prontos tive que recortar os ângulos para deixar a frente e o fundo com 45 graus para o telhado, e como queria as paredes com uma inclinação para dentro, também recortei as laterais com 30 graus.






Assim temos a frente e o fundo da casinha, mas temos que fazer a entrada para o passarinho. Para isso fiz um rápido gabarito na furadeira de bancada e usando uma broca Fostner de 2'1/4 fiz a porta da casinha.



O próximo passo é fazer os encaixes nas laterais que será as paredes da casinha. Para isso usei a tupia invertida em uma mesa. Com uma fresa reta de 9mm fiz um corte para encaixar as paredes e ao mesmo tempo serve para dar esquadro para a casinha. Usei a fresa com 0,5 cm de altura, sobrando 0,4 de parede, ficando bem fininho para quase desaparecer depois de lixado, dando um bom acabamento.


Estes passos são a base para fazer também o telhado que necessitará de ser cortado na medida de acordo com o tamanho que decidir fazer a casinha. No meu caso fiz o telhado com 15 cm a parte maior e 14 a menor, pois decidi fazer um lado maior que a o outro. Para isso fiz um corte com a mesma fresa na mesma altura, mas deixando 1 cm de distancia encima e de cada lado, aproveitando sempre para que os encaixes deem  firmeza na casinha, pois como vai se usado por crianças quanto menos grampo ou pinos usar melhor.

Tendo cortado todas as peças temos o seguinte resultado:


São ao todo 25 casinhas.

Abaixo todas as peças necessárias para a montagem para a casinha de passarinho:


Na primeira foto temos: a frente e o fundo da casa, depois as partes com cortes de fresa são as duas águas da casinha os retângulos menores as paredes e o quadrado maior a base. A segunda foto é para que vejam mais de perto os cortes necessários para o telhado.
Tendo todas as peças passamos a montagem do quebra cabeça.... rs.
O primeiro a ser montado é o telhado


Em seguida colocamos a frente e o fundo da casa




seguindo pelas paredes

e por fim a base

Fica pronta a primeira parte do trabalho, mas ainda falta a pintura e  colocar o passarinho que a esposa esta fazendo... mas ficam assim as casinhas




Feita a parte de marcenaria temos que partir para a pintura...



e por fim o acabamento com os toques da esposa





Espero que um pardal encontre case ou a andorinha ninho para sí, e que eu sempre encontre os seus altares Senhor meu e Deus meu.